8.7.12

O lado saudável de uma festa de estudantes

Festas. Boas festas. Sal, gordura, açúcar, alcool, alguns sumos e coisas menos graves pelo meio e já está. Esta surpreendeu-me com queijo de seia amanteigado e chouriça e linguiça assada. Mal por mal, gosto de acreditar que a minha perdição foi amenizada pelo trio de coisas saudáveis que ficou à minha responsabilidade e pelos morangos maravilhosos que levaram, pelo alcool não ingerido, pelos passos de dança e corrida de meia hora e caminhada de duas no dia seguinte. Tudo feito com muito gosto, obrigada.

Para quem disse "Desta vez estou de folga" o resultado não foi propriamente os amendoins salgados e algumas minis que planeei levar inicialmente. É mas forte que eu. Quero dar mais, ser mais, ser diferente. Deixar na memória aquela festa em que havia mais qualquer coisa para além do costume nem que seja a apenas duas ou três pessoas já vale a pena. Nem que seja só para mim.
Para agradar a todos fui ao Médio-oriente, ao Alentejo e a outro sítio entre a salsa mexicana e os sabores vietnamitas.
As provas foram feitas em casa pelos meus fiéis provadores e após difícil eleição do melhor, não levei um, levei os três.




































Salada de gaspacho
Esta não é a versão original. O tomate não é esmagado, não acrescentei água e deixei de fora o pão para que pudessem acompanhar com a salada apenas no momento. O molho é de ensopar o pão, comer e chorar por mais.

4 dentes de alho, finamente picados
1 c.sopa de sal grosso
3 tomates maduros de tamanho médio
1 pimento verde pequeno
1/2 pepino
4 c.sopa de azeite
4 c.sopa de vinagre
orégãos secos

Num almofariz, esmagar o alho com o sal até fazer uma pasta. Colocar numa taça larga e reservar.
Cortar os tomates em pedaços pequenos e outros maiores e adicionar à taça.
Cortar o pimento às tiras, o pimento aos cubos pequenos e acrescentar à taça.
Adicionar o azeite, o vinagre, uma boa quantidade de orégãos e envolver tudo com as mãos.
Colocar no frigorífico durante 30-60 minutos e servir bem fresco.


Salada de abacaxi e pimento com molho de lima e gengibre

4 rodelas grossas de abacaxi
1 cebola
1 pimento verde
1 pedaço de gengibre de 4cm
1/2 c.sopa de azeite
sumo de 1/2 lima
2 c.chá de molho de soja
1 c.chá de molho de peixe
1 pitada de piri-piri
1 molho de coentros picados (cerca de 14 pés)

Grelhar as rodelas de abacaxi dos dois lados até ficarem marcadas e caramelizadas.
Entretanto picar a cebola e cortar o pimento em pedaços pequenos. Colocar numa taça larga e reservar.
Quando o ananás estiver arrefecido juntar à tigela do pimento e da cebola juntamente com o sucos libertados.
Num frasco pequeno, juntar a gengibre ralada, o azeite, o sumo de lima, os molhos de soja e peixe, o piri-piri e um pouco de sal. Tapar o frasco e agitar bem até ficar emulsionado. Com a ajuda de um escoador, verter o molho para outro frasco e espremer o gengibre que ficar no escoador para libertar todos os sucos. Guardar o molho e temperar a salada na hora de servir, guarnecida com os coentros.


Baba ganoush com feta
Não consigo perceber qual a versão original deste clássico da cozinha levantina, mas decidi manter as coisas simples e não acrescentar nenhuma especiaria ou ervas frescas como cominhos ou salsa, apesar de ter a certeza que iriam ser óptimas alternativas. Convém que os dentes de alho sejam pequenos, caso contrário fica uma pasta bastante ácida - por essa razão foi imperativo adicionar o feta para dar um toque fresco à mistura. A combinação é perfeita. Apesar de tudo, esqueci-me completamente de adicionar o limão, pelo que acredito que isso também iria fazer a diferença na força do sabor do alho. Descobri que envolver com uma boa pratada de esparguete, sem feta e com umas folhas de manjericão faz igualmente um prato fantástico e o sabor do alho fica super amenizado. 

1 beringela grande
2 dentes de alho
1/2 limão pequeno
1 1/2 c.sopa de tahini
2 c.sopa de azeite
sal e pimenta q.b
queijo feta, para servir

Cortar a beringela longitudinalmente, picar a pele com um garfo e grelhar numa grelha quente
até a pele ficar preta e a polpa muito mole.
Raspar a polpa da carne e picar com os dois dentes de alho esmagados, o sumo de 1/2 limão, e o resto dos ingredientes. Provar e rectificar o tempero e servir numa travessa ampla com um fio de azeite por cima e um pedaço de feta esfarelado por toda a superfície. Acompanhar com pão pita tostado, naan ou tostas para desenrascar.



a ouvir: Look at Where We Are - Hot Chip

Sem comentários:

Enviar um comentário